top of page
Foto de uma sessão do filme "Espero tua Revolta"  que está em tela, a equipe está sentada a frente do publico em um debate.

DISTRIBUIÇÃO DE IMPACTO

Distribuir filmes com impacto social é apostar que o cinema pode facilitar diálogos, aprofundar debates, propor outras formas de pensar e agir, criar imaginários que inspiram mudanças, conectar comunidades e redes para fortalecer causas e lutas comprometidas com a emancipação social.

Na Taturana, desenvolvemos uma tecnologia social própria de distribuição com impacto a partir de estratégias cocriadas com os realizadores, os territórios e atores sociais envolvidos.

Há uma parede com muitas notas de papel onde está escrito: Avaliação de impacto social,  Saúde Mental, Equipes e alianças

FORMAÇÃO

A Taturana realiza oficinas, cursos, palestras e masterclasses sobre cinema e impacto social em diversos espaços, como cursos ligados a audiovisual em escolas livres e universidades, em festivais e laboratórios de cinema.

 

Nesses espaços de formação, aborda de forma crítica modelos tradicionais de distribuição e suas exclusões estruturais; e compartilha sua tecnologia social de desenho e execução de campanhas comprometidas com questões sociais. Trabalha, ainda, temas como formação de público, construção de narrativas de impacto e articulação de circuitos de difusão social.

Um grupo de pessoas sentados em uma garagem, há uma tela sendo projetada um filme de impacto social

PLATAFORMA TATURANA

A Plataforma Taturana é uma ferramenta digital, em software livre, que disponibiliza filmes com temas sociais relevantes para  pessoas e instituições realizarem exibições autogestionadas em seus territórios (físicos ou digitais!), seguidas de uma atividade, como bate-papo, debate ou roda de conversa. ​

O exibidor mobiliza localmente, articula e realiza a sessão/cine debate. Cada exibidor torna-se um parceiro, de modo que a rede da Taturana conta, hoje, com mais de 3 mil espaços cadastrados na plataforma.

Formada por centros culturais, cineclubes, instituições e movimentos sociais, coletivos, escolas públicas e privadas, universidades, agentes culturais, equipamentos públicos etc., essa rede contribui para a democratização do acesso ao cinema e articula circuitos de exibição com impacto social. Constrói, ainda, uma agenda permanente de exibições públicas e gratuitas, amplia a circulação dos filmes para além das janelas tradicionais de cinema e fortalece diálogos e debates sobre temas sociais urgentes.

Pessoas assistem um filme de impacto que está sendo projetado em uma tenda do espaço cultural Circo Navegador.

MOSTRA TATURANA DE CINEMA

A Mostra Taturana de Cinema pela Democracia acontece desde 2019, com foco em diálogos e debates sobre valores democráticos, como dignidade e participação social; igualdade; justiça ambiental, racial e de gênero; emancipação e liberdade; comuns e bem viver; entre outros. 

As concepções de representatividade, do exercício da política, da ocupação do espaço público, do uso de tecnologias e meios de comunicação enfrentam diversas transformações e estão em disputa no Brasil e no mundo. Nesse contexto, são muitos os desafios para se fortalecer, construir, resgatar práticas e valores democráticos que garantam os direitos sociais e de existência de diferentes grupos. 

 

A curadoria, composta a cada edição por integrantes da Taturana e das organizações parceiras da Mostra, aposta no cinema como ferramenta privilegiada para aprofundar esses diálogos e romper com modelos hegemônicos de ver, pensar e representar o outro dentro de lógicas de opressão.

Imagem de pessoas sentadas em um debate no 1º Fórum Latino Americano de Cinema e Impacto Social.

FÓRUM LATINO-AMERICANO DE CINEMA E IMPACTO SOCIAL

O Fórum Latino-Americano de Cinema e Impacto Social é um espaço anual de encontro, reflexão e construção de redes de cinema de impacto social voltado para produtores/as de impacto, diretores/as, organizações de formação audiovisual, pesquisadores/as do campo, representantes de laboratórios de formação e fundos de apoio cultural.  

Por meio do Fórum, a Taturana se compromete com o  fortalecimento da troca de experiências com outros atores do campo – bem como de fomentar políticas sustentáveis para o audiovisual, em consonância com sua função enquanto bem cultural.  

Iniciativa inédita na região, o Fórum parte da longa trajetória de experiências que potencializam a relação entre cinema e impacto social na América Latina e é articulado junto a organizações parceiras na Colômbia e no México, respectivamente Doccolabs e Ambulante e Impacta Cine.

bottom of page